terça-feira, dezembro 15, 2009

Bento XVI em Portugal

A viagem de Bento XVI a Portugal está confirmada para os dias 11 a 14 de Maio de 2010. O pontífice visitará três cidades: Lisboa, Fátima e Porto. Isto é o que indica o programa da visita do Papa a Portugal, anunciado por D. Carlos Azevedo, coordenador geral da visita pontifícia.
Segundo o programa, Bento XVI chega no dia 11 de Maio, às 11h, ao aeroporto da Portela. Às 12h45, acontece a cerimónia de boas-vindas, no Mosteiro dos Jerónimos.
No início da tarde desse dia, às 13h30, o Papa faz uma visita de cortesia ao presidente da República, no Palácio de Belém. Depois, às 18h15, preside à Missa, num local de Lisboa ainda a definir. D. Carlos Azevedo destacou que será uma “grande celebração”, em algum “espaço largo” à beira rio do rio Tejo.
O bispo, que é presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social da Conferência Episcopal Portuguesa, disse que durante a Eucaristia, o Papa deve deixar “uma mensagem fundamental para este tempo em que vivemos, que é o desafio da santidade”, tema da viagem.
No dia 12 de Maio, Bento XVI encontra-se às 10h com o mundo da cultura, no Centro Cultural de Belém. Às 12h, estará com o primeiro-ministro, na Nunciatura Apostólica.
Às 16h40, o Papa parte em helicóptero para Fátima. Já às 17h30 visita a Capelinha das Aparições, no Santuário. Às 18h, preside às Vésperas com presbíteros, religiosos, seminaristas e diáconos, na Igreja da Santíssima Trindade. Encerrando o dia, às 21h30, o cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, preside à Recitação do Rosário e Procissão das Velas.
No dia 13 de Maio, às 10h, Bento XVI preside à Santa Missa, no Recinto do Santuário de Fátima.
No final da Eucaristia, o Papa visitará a Basílica do Santuário, onde estão os túmulos dos pastorinhos Francisco Marto, Jacinta Marto e Lúcia de Jesus.
O Papa almoça com os bispos de Portugal e com o séquito papal, às 13h, e às 17h mantém um encontro com as organizações da Pastoral Social, na Igreja da Santíssima Trindade. Às 18h45 acontece o encontro com os bispos de Portugal, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima.
No último dia da viagem a Portugal, 14 de Maio, Bento XVI despede-se, às 8h, da Casa Nossa Senhora do Carmo, e às 9h30 chega ao heliporto da Serra do Pilar, em Gaia. Às 10h15, preside à Santa Missa, na Avenida dos Aliados, no Porto. Às 13h30 haverá a cerimónia de despedida, no aeroporto internacional do Porto, de onde o Papa regressará a Itália.
Em cada diocese a ser visitada pelo Papa em Portugal, as celebrações terão um tema próprio. “Santidade e Evangelização”, em Lisboa; “Repartir com alegria”, em Fátima, e “Igreja é Missão”, no Porto.